Fanfarra Social do Paulo VI é destaque no cenário baiano ( Juazeiro - BA )

06/11/2011 23:32

Fanfarra Social do Paulo VI é destaque no cenário baiano

 

Por Anna Monteiro/Seduc

 

 

Com diversas premiações e muitos títulos conquistados no Campeonato Baiano, a Fanfarra Social do Paulo VI vem se destacando no cenário estadual pelo excelente desempenho e dedicação dos participantes. Ao todo 95 componentes fazem parte da equipe que com suor, dedicação, lágrimas e entusiasmo já alcançou cinco vezes o primeiro lugar estadual, e este ano concorre ao sexto pódium.


O sucesso é fruto de organização, esforço, dedicação e apoio. A Fanfarra atualmente possui uma diretoria que conta com coordenadores musicais, de percussão, sopro, linha de frente, pelotão cívico, coreográfico e de ética e disciplina. Além disso, desenvolve um trabalho social com os participantes e conta com o apoio irrestrito da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC).


Neste ano, a Fanfarra Social do Paulo VI já venceu a etapa classificatória do Campeonato Baiano que aconteceu em setembro, sendo destaque em todos os requisitos, e repetiu o mesmo desempenho na semifinal da competição que foi realizada no último domingo (06). A grande final acontecerá nos dias 03 e 04 de dezembro no município de Serrinha.


“Nós fomos campeões baianos de 2003 a 2005. Também ficamos com o primeiro lugar no ano passado e esperamos repetir a dose agora em 2011”, garantiu o presidente da diretoria Charles Radson dos Santos. Para alcançar o resultado esperado a preparação começa a ser intensificada. “Treinamos de fevereiro a dezembro, de segunda a sexta, durante duas horas por dia. Perto das competições também realizamos um ensaio geral aos sábados”, explicou.


Charles, que também é Mor da Fanfarra, deixou escapar que os componentes ainda sentem frio na barriga. “O nervosismo faz parte e é até saudável diante de grandes competições. É essa energia que faz a gente se superar”, revelou. A equipe também é destaque na Federação Baiana de Fanfarras e além das competições realiza apresentações durante todo o ano em Juazeiro e municípios vizinhos. À convite, a Fanfarra participou das apresentações culturais do 02 de Julho na capital baiana este ano.


Segundo Charles já existe um projeto de ampliação. “Antes a Fanfarra englobava apenas os alunos do Paulo VI. Hoje ela é social, aberta a todos que queiram participar, porque o objetivo maior é formar músicos e despertar talentos. Mas, no próximo ano esperamos montar outra apenas com alunos, que tenha um cunho mais pedagógico”, argumentou.


De acordo com o diretor tudo isso só é possível devido ao apoio da SEDUC. “É a secretaria que mantém nosso sonho cada dia mais vivo. Contamos com total apoio para figurino, transporte, instrumentos, material de reposição, e todo o restante necessário”, ratificou. Para Bruno Luiz Vieira e João Lemos, ambos do pelotão coreográfico, a Fanfarra é uma grande família, e a realização de vida de muitos dos envolvidos. “Não tenho palavras para descrever o nosso sentimento pelo projeto. Amo a dança, e me sinto realizado em poder contribuir para o sucesso da Fanfarra”, afirmou Bruno. 

http://colmunicipalruybarbosa.blogspot.com/ http://educacaoremanso.blogspot.com/